terça-feira, 23 de setembro de 2008

Telemóvel

Aí está. O grande negócio legítimo do ínicio deste século. Não há quem não tenha um. E há até quem os tenha aos pares.
Podemos até nem ter água canalizada lá em casa, mas telemóvel temos concerteza.
No séc. XX, os telefones serviam apenas para desempenhar as funções, para as quais foram inventados. Falar e ouvir. Tornámo-nos poetas a partir do momento em que começamos a enviar mensagens escritas em vez de falarmos, o que me leva a uma questão muito pertinente a este ponto. Mas afinal onde posso eu aprender português correcto ? É que na escola andaram a tentar impingir-me uns quantos Lusíadas, escritos em bom português e quando vou ler aquilo encontro uma lingua, que nem é castelhano, nem português, nem pão de ló. A sensação que me dá é que o Sr. Camões, era um grande maluco, sempre na borga e quando chegava a casa escrevia sobre velhos do belenenses e também sobre ninfas que floresciam onde agora temos cagalhões. Saimos da escola, olhamos para o écran do nosso telemóvel, lemos as sms recebidas e simultâneamente obtemos um curso em linguagem de ponta de dedo. Português, tipo foda-se, bem falado e escrito é que anda escasso.
A concorrência na venda de telemóveis chegou ao ponto dos fabricantes, terem de inventar novas e muitas inúteis funções para além do comunicar. Podemos mesmo compará-los ao canivete do McGyver. É que para além de coisas secundárias, como comunicar por voz, estas aberrações permitem-nos ainda por exemplo, ouvir música, ver filmes, jogar computador, consultar a net, tirar fotos…
Será que no ano 3000 as pessoas vão viver em telemóveis ? Nokia T-4, vista para o mar e garagem, só na Remax. Em vez de carros vamos ter autotelemóveis ? Claro que se vivesse nessa altura, com os combustíveis a 38574857 euros o meio litro, compraria um telemóvel comercial e a diesel. Acham que podiam fazer um protocolo com a Sagres e fazerem um telemóvel com torneirinha de imperial ? E se numa daquelas loucas noites de Verão eu encetar uma amizade especialmente próxima, com uma distinta senhora de seios grandes e nádegas firmes, poderei contar com o meu fidelissimo telemovel para me proteger? O ano 3000 o dirá.

Telefonista
11/09/09

1 comentário:

Ana Pedro disse...

Pois, um Nokia-T4-Clio tu compravas né??

Eu desta tua "cronica" ou lá como lhe queiras chamar tirei duas conclusões:

Que tens um telemovel reles e por isso dizes mal dos outros e que o que tu queres é uma senhora de seios grandes e nádegas firmes.

Ai ai....