sábado, 27 de setembro de 2008

Zapping

É talvez um dos estrangeirismos mais recentes da nossa amada língua portuguesa.
Esta actividade lúdica e cultural terá sido implementada no nosso país, há cerca de quinze anos com a chegada da televisão por cabo. Claro que poderiamos alternar apenas entre os nossos quatro canais de altíssima qualidade, mas para quê pensar em pequeno quando podemos ter oitenta ?
Saltamos de canal em canal e nem esperamos cinco segundos para ver o que está a dar, pois já sabemos o tipo de lixo que vamos encontrar à partida. Nos nacionais (excepção feita claro aos “Morangos com Açucar”), temos o que se pode denominar como tele-estrume. Mudamos para os filmes e está a dar os ”Caça Fantasmas” pela trincoalhésima vez. Que azar…já vai a meio. Nova mudança e aterramos nas sitcoms americanas cheias de gajas histéricas. Voltamos para a SIC, preferimos os “Malucos do Riso”…merda…está no intervalo para variar. Saltamos até aos documentários. Não…hoje não estou interessado em saber que a formiga vermelha mexicana, faz as galerias na diagonal, dias de semana das nove às seis, sábados e domingos só da parte da manhã. Vamos até aos desportivos…poker ? ah…muito bem a seguir vai dar o regional de dardos, estou feliz. Bem e que tal uma musiquinha ? Das catorze MTV devemos achar aqui qualquer coisa…nem por isso. Bem…talvez uma série. Hum..csi…ics…sci e csiscificsiiscci. Andem todos à procura do Manuel, que limpou o sebo ao gajo que está estendido no chão. Irão encontra-lo, pois terá deixado um belo rasto, ao não ter puxado o autocolismo na casa de banho do restaurante onde teria jantado na noite do crime.
Mas nem tudo é mau. Temos uma dúzia de canais lá para o fim da grelha, onde está concentrada toda a qualidade de conteúdos da televisão por cabo. É como nos hipermercados, para chegarmos ao que nos interessa, temos de passar pela secção de parafusos para abajures. À parte disso temos dois canais de notícias em chinês, o que dá sempre jeito. Mais outro em russo e assim complementam-se. E ainda generalistas, romenos, búlgaros, ucranianos e como não poderia deixar de ser, o bolo por baixo da cereja…um cubano. Quase melhor que sexo, não ?

Telespectador
10/09/08

1 comentário:

Ana Pedro disse...

Este testamento todo foi para dizer que vais desistir da TV Cabo, porque és um Thio pobrezinho.

Sim, se te interessasses por algo em concreto em vez de divagações com fundos pouco ilumidados onde se encontram tres ou quatro pretos a tocar guitarra ou gaita ou pifaro, com oculos escuros simulando uma pseudo-cegueira, a fumar charutos apagados por causa desta crise, certamente encontrarias algo jeitozinho... claro não falando nos teus "morangos com açucar" hahaha