domingo, 19 de outubro de 2008

Origens

Algumas pessoas interessam-se por desporto, chegando ao ponto de ir tentar descobrir a sua história, ou como terá surgido determinada modalidade. Eu sou uma dessas pessoas.
Ao que ao triatlo diz respeito, o meu interesse surgiu, naturalmente, a partir dos excelentes resultados alcançados por Vanessa Fernandes, (Neca Féfé para os amigos).
Como terá então surgido o triátlo? Calma…Eu estou aqui para ensinar. Pensa-se que a sua origem remonta ao Portugal do séc. XVI, impulsionado por um grande empreendedor da época. D. Sebastião, chamavam-lhe carinhosamente na altura.
D. Sebastião, criou este desporto acidentalmente. Tudo começa, quando decide fazer uma viagem a Marrocos, não para combater os árabes, mas sim para uma tentativa de importar camelos para o seu novo negócio, o rent-a-camel. Diz-nos a história que a viagem não foi bem sucedida. O navio onde D. Sebastião se fez transportar até ao Norte de África, levava também alguns passageiros clandestinos, alguns deles referenciados pelas autoridades. Numa operação conjunta, entre a Polícia Judiciária e a Polícia Marítima Castelhana, foram apreendidos cerca de quinhentos quilos de haxixe, várias armas brancas, telemóveis e ainda dez mil euros em dinheiro, tendo ainda sido feitas algumas detenções e o navio posteriormente confiscado.
Sem transporte de regresso e sem a possibilidade de enviar a camelagem para Portugal (n.d.r. na época ainda não existiam transitários, mas telemóveis sim…), D. Sebastião não se quis ficar atrás e reza a lenda que terá confidenciado a um dos seus conselheiros o seguinte, e citando uma enciclopédia de renome no Cacém: “ Foda-se, pá. Olha, merda mais aos camelos. Vou a nado, mas não saio daqui sem nada, se pensam que se ficam a rir estes cabrões. Levo tâmaras que lá não há, não posso é passar na alfândega. Tenho de orientar uma bicicleta quando chegar à península e depois da fronteira, faço o resto a correr, que é a descer. Olha, já agora cronometra aí, que da próxima que cá vier, tenho de voltar o mais rápido possível.”
Devido às constantes alterações das correntes marítimas, D. Sebastião tem sido frequentemente desviado da rota prevista, estimando-se que nesta altura se encontre algures entre os polos Norte e Sul, com um tempo de 530 anos, 2 meses, 6 dias, 13 horas, 23minutos, tendo ainda as provas de ciclismo e corrida por efectuar.
A sua claque ainda não perdeu a esperança e até hoje, esperam pacientemente pelo regresso do seu querido atleta, enquanto degustam uns magníficos pastéis de Belém. Assim nasceu o triatlo. Assim nasceu mais um orgulho para o desporto nacional.


Historiador
10/10/08

Sem comentários: